óleo essencial de "sândalo" - Santalum album Ver maior

Apenas online

óleo essencial de "sândalo" - Santalum album

Novo

"sândalo" - Santalum álbum - disponível em frascos de 10ml, 20ml, 50ml, 100ml, 250ml - clique aqui para escolher

Mais detalhes

6,34 €

Mais informação

Nome em latim: Santalum album  

 
Órgão produtor: raiz, caule após redução a um pó grosso

       
Método de produção:  destilação pelo vapor de água, a baixa pressão (por vezes também são usados fluídos supercríticos como o CO2) 

 

 O sândalo (Santalum album L.), da família das Santaláceas, é uma espécie arbórea das regiões montanhosas do Sudoeste da Ásia (Índia , Vietname e Arquipélago Malaio). É igualmente cultivado noutras regiões quentes como a Austrália e a América do Sul. É também denominado a árvore mais valiosa do mundo devido às suas propriedades aromáticas e seu uso na produção dos bastões de incenso. Está associado desde os tempos antigos às cerimónias religiosas e espirituais e aos rituais de purificação. Existem registos de que no decorrer da história também tenha sido utilizado no combate à gonorreia.

 Na sua composição predominam os álcoois sesquiterpénicos ( santalol, bergamotol, satntaleno etc..)

 Acredita-se que este óleo essencial tenha propriedades afrodisíacas semelhantes à androsterona,  considerada por muitos a “feromona” humana. Desta forma, tem sido usado extensivamente em perfumaria devido à associação do seu aroma ao aumento do desejo. Devido às suas propriedades anti-sépticas ainda continua a ser empregue no tratamento do acne, devendo para tal ser diluído num óleo transportador. A medicina Ayurvédica confere-lhe propriedades anti-inflamatórias para as patologias eruptivas da pele.

 O seu uso milenar incitou novas investigações científicas, pelo que se tem sugerido novos usos e propriedades, de entre os quais fazem parte a ação terapêutica contra o herpes labial e a malária.