óleo essencial de "cajeput" - Melaleuca leucadendron Ver maior

Apenas online

óleo essencial de "cajeput" - Melaleuca leucadendron

Novo

"cajeput" - Melaleuca leucadendron - disponível em frascos de 10ml, 20ml, 50ml, 100ml, 250ml - clique aqui para escolher

Mais detalhes

1,52 €

Mais informação

Óleo essencial de “cajeput”

Nome: Melaleuca leucadendron

Órgão produtor: folhas

Método de extração: destilação por vapor de água

Cheiro: semelhante à cânfora, medicinal

Usos/Aplicações: fitoterapia, aromaterapia, perfumaria e cosmética.

Usos

Este óleo usa-se como expetorante, antissético da laringe e vias urinárias (dose média 0,5 ml). Externamente, por via cutânea, deve-se usar diluído 5 a 10 % num óleo vegetal ou em pomada. Emprega-se para friccionar o peito, como descongestionante das vias respiratórias e em massagens nas dores musculares.

Recentemente apurou-se que este óleo apresenta um efeito inibidor do Aspergillus flavus, fungo causador do infeções pulmonares entre outras.

 

Características da planta

 O cajepute  (Melaleuca leucadendron), da família das Mirtáceas, é uma espécie arbórea da Malásia e Ilhas do Pacífico até ao Norte da Austrália, que pode atingir os 30m de altura, folhas pontiagudas e flores brancas.

Das folhas e ramagem desta espécie é obtido por destilação de vapor de água um óleo essencial onde predomina o cineol (entre 14 a 65%) acompanhado de hidrocarbonetos monoterpénicos, terpineol, acetato de terpenilo e outros constituintes em menor quantidade.